Bem vindo (a),



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Casamento: curiosidades.


*Da Bíblia Sagrada temos: "Quando Deus falou a Adão que o homem deveria deixar a sua parentela e se juntar a uma mulher assim se tornando um (Gênesis 2:24), Ele estava instituindo o casamento".

Curiosidades:
*O vestido de noiva só começou a ser usado no séc. XVII na Inglaterra.
*Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.

*O véu é uma referência à deusa Vesta (da honestidade), que, na mitologia greco-romana, era a protetora do lar. 

*Para os antigos gregos e romanos, o buquê de noiva era formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera.
Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce".


*Acredita-se que uso de alianças no terceiro dedo da mão esquerda no casamento servia para selar o matrimônio e vem da tradição cristã, do século XI, em que se acreditava que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração.

*Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, com dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos simbolizam a fertilidade).

*O costume do “bolo da noiva” veio da França. Conta-se que um francês assistiu a um casamento inglês no qual o noivo e a noiva se beijavam por cima de uma mesa cheia de doces e resolveu repetir na França com apenas um doce: o bolo.


*Os romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade ou abundância. Muitas outras culturas jogavam trigo, farinha ou bolo na cabeça da noiva e depois comiam os restos para terem sorte.

*Um ditado japonês ensina que as noivas devem se casar em junho (june bridal) para que a união perdure por muitos anos. No Brasil, o mês preferido também é maio, provavelmente, pela referência de Maya, Maria, mãe.


Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...